terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Margarida Rebelo Pinto - Pessoas como nós

Eu tenho como teoria que Margarida Rebelo Pinto só faz sentido quando estamos triste, não sei porquê mas não consigo gostar dos livros dela quando estou no auge da felicidade, preciso sempre de uma dose de tristeza para me sentir dentro da história.
Com este livro foi assim, li-o numa altura banalissima da minha vida e não gostei dele, voltei a ler quando estava menos bem e ele fez todo o sentido.

Margarida Rebelo Pinto escreve situações com as quais acabamos sempre por nos identificar e este livro é mais um assim, o livro conta-nos essencialmente a vida de 3 mulheres e o mundo que as rodeia, são 3 pessoas completamente diferentes umas das outras e que pensam de formas tão diferentes que nos surgem histórias e situações que acabam por abranger um mar de gente. São as 3 um bocadinho loucas mas como o titulo diz, são "pessoas como nós".



" Preciso de um herói."

"Estou farta de brincar às mães perfeitas, às mulheres de sucesso, às actrizes de talento, às pessoas boazinhas e queridas que têm sempre tempo para ouvir os outros e os ajudar, às bombeiras profissionais, que arranjam emprego para toda a gente. Madre Teresa, chamava-me a Verónica, quando me queixava. Andas sempre a pensar nos outros para não pensares em ti, não é? Puta, acerta sempre."

"me ouve, me atura, me trava as inseguranças, me acalma os nervos, me limpa as lágrimas e me lambe as feridas. Conhece-me como ninguém, talvez melhor do que eu me conheço.
Tenho saudades dela. É como se tivesse a resposta certa para tudo. Habituei-me a não dar um passo na vida sem lhe perguntar, mesmo que depois faça tudo ao contrário."

"Me derreti como um gelado em cima de um radiador"

"vamos construir o mundo"

"vontade de a cortar às fatias e montar uma fabrica de presunto."

"entramos num filme dentro da nossa cabeça e depois torna-se muito difícil distinguir a ficção da realidade."

"Sabe como ninguém calar as mágoas e trancar as lágrimas, seguindo o seu caminho como se nada lhe custasse e tudo fosse fácil."

"Não deixa pontas soltas nem pedras no sapato."



"Vivia no mundo da lua, ou em Marte, numa realidade alternativa."

"Sempre foi o vilão, o mau da fita, o anti-herói da minha vida. Hoje tudo o que mais odeio num homem está vivo nele."

"Quem não quer ser puta também não lhe veste a pele."

"Fui, ao longo dos anos, coleccionando namorados que, à partida, pareciam perfeitos, mas que, por uma razão ou por outra, acabaram por se revelar insuportáveis, ou impossiveis, ou que, sem motivo aparente, se afastaram de mim."

"Um tipo decente, com miolos, tomates e coração."

"Faz-me impressão ir para a cama com pessoas que não só não conheço como o mais provável é que nunca venha a conhecer. Nunca percebi porque é que as pessoas se afastam depois de terem dormido juntas."

"A partir de uma certa idade, ou se é uma senhora, ou se é uma doida."

"Um homem para me fod*r bem tem que começar pela cabeça"

"Fui educada assim, a manter as aparências, custe o que custar, porque, por mais difícil que seja a realidade, é muito mais fácil se esta não for ampliada e expiada perante os olhos do mundo."

"Um homem muito belo, um Adónis, um diabo com cara de anjo, um perigo para todas as raparigas."

"Olho para dentro e não vejo nada."

"Que me aceitam e me amam como sou, um bocadinho instável mas sensata, um bocadinho carente mas equilibrada, um bocadinho mimada mas sem perder a razão."

"Aos homens falta-lhes sempre uma peça."

"A impossibilidade entrou na minha vida e nunca mais saiu."

"Tenho de pensar que tudo é possível, que tudo pode acontecer."

"Inunda-me uma tristeza surda que me dá vontade de voltar atrás."

"Meu amor o que tu precisas é de uma transfusão emocional."

"Não sei o que fazer sem o seu amor a alimentar-me os dias, o seu sorriso aberto ao fim de semana a entrar-me [...] pelo coração, não sei como é que chego ao fim do dia sem que ele esteja enroscado no sofá a ver filmes ou a ler livros."

"À noite na cama vazia, agarro-me à almofada que era dele, procurando ainda e sempre o seu cheiro, e entre soluços infantis e o ranger continuo dos dentes, acabo por adormecer exausta, com a t-shirt com que ele dormia e que teimo em não pôr para lavar."

"Um passado que nunca esteve tão presente."

"Somos os restos um do outro."

"Parecia que me ia desfazer em mil particulas."

"Sinto-me vencida, exausta, perdida, destruida, como se nada valesse o esforço."

"Aquele paquiderme com alma de bruxa e corpo de frigorifico."

"Há nele uma tranquilidade que me acalma, me apazigua e, sem ele saber, me ajuda a afastar os fantasmas."

"Quando se ama desesperadamente uma pessoa, nunca se aceita a sua perda. E acabamos por procurar, em outras pessoas bocados daquela, como se fosse possivel fazer um puzzle com peças de diferentes jogos."

"Os amigos são isto mesmo mesmo, ajudar sem esperar nada em troca, dar tempo e ter paciência, não falhar, estar sempre ali para o que der e vier."

"Mais vale esquecer, arquivar e esperar para ver o que a vida nos traz a seguir."

"Não encaixo esta ruptura. Não consigo aceitar as coisas que não entendo."

"Temos de aceitar que o que é importante para nós pode não ser importante para eles."

"Há homens assim, que precisam pouco das mulheres. Ou pelo menos vivem convencidos disso."

"Agradeço a todos os deuses que governam o mundo tê-lo conhecido."

"Tudo o que é belo, perfeito e sublime, tem o seu momento e depois desaparece."

"O amor quase nunca vence a vida."

"O tempo é um ladrão impossivel de apanhar."

"Na minha cabeça e no meu coração ele ainda é o meu perfect match."

"Se me esquecer do que fui, deixarei de saber quem sou."

"Há erros que não se podem repetir e eu aprendi que continuar a dormir com os "ex" é um erro a evitar."

"O tempo entre nós nunca contou."

"É o homem mais atraente que conheço e as mulheres caem-lhe aos pés como chuva de arroz em saída de noivos."

"O Gabriel foi o meu primeiro erro de casting."

"Entro em looping mental com demasiada facilidade."

"Talvez a vida ainda me consiga surpreender."

"Um amor eternamente mal resolvido e, por isso, intocável."

"Aposto contigo que o que há mais por ai são corações fracturados."

"Uma coisa é o qu eu penso que devia fazer, outra o que acabo por fazer na prática."

"A vida são dois dias [...] e este deve ser o dia bom."

"Sempre que faço merda arrependo-me. E fico à espera que ninguém repare."

"Estávamos drogados de desejo."

"Não consigo ser má. Pelo menos de uma forma planeada, fria, calculada. As pessoas pensam que é uma qualidade, não percebem que é uma fraqueza."

"Dizem que o tempo tudo apaga e suaviza. Sinto que é exactamente ao contrário."

"A verdade é o único escudo possivel quando tudo ruiu."

"Estar com o Gabriel é como voltar a casa."

"Porque é que não estamos juntos, depois de tudo o que passámos, depois de tudo o que sofremos? Não sei.
As pessoas que amamos quase sempre nos escapam."

"Não há receitas mágicas para duas pessoas ficarem juntas. Antes houvesse."

"O amor é como a sombra. Se correres atrás dela, nunca a conseguirás apanhar, mas se lhe virares as costas, ela seguir-te-á para sempre."

"Tenho de aprender a ser feliz."

"A vida continua a separar-nos."

"Preciso descansar o coração."

"Podemos ser o que quisermos."

"Podia ter tido tomates nos ovários para me contar."

"Um grande amor tem que acabar com uma grande batalha."

"Falta-me a inspiração dos teus ombros sobre o meu corpo, a segurança do cheiro da tua pele, a tua cara a dormir na almofada ao meu lado, tranquilo e belo como um querubim. Falta-me o teu tempo e a tua respiração. Falta-me a tua mão na minha, quando ando na rua. E o teu olhar a envolver-me como um manto e o teu coração a bater ao mesmo tempo que o meu.
Fazes-me falta, meu amor. E a falta que me fazes não se resgata nas palavras, nas esperas, na conjugação estóica do verbo aceitar. Eu sei que tudo o que te digo cai por terra, que a minha espera é inútil, que nunca saberei conjugar o verbo, que tudo muda, mas é sobretudo o que menos desejo ou mais temo."

"Só é livre quem abraça o mundo sem reversas, mesmo que fique pendurado por um fio entre a vida e a morte."

"Um homem tem sempre duas cabeças e quando a debaixo fala mais alto, o mais provável é que perca a razão."

"Não posso permitir que as circustâncias me limitem a ser ou a sentir desta ou daquela maneira."

"Não tenho nenhum orgulho em ser assim, já não tenho é remorsos."

"Não preciso de uma mulher contento-me com várias."

"Só há dois tipos de gajos: os que não têm tomates e os que não têm coração. E os tomates, graças a Deus, nunca me faltaram."

"A Julieta devia ser internada por estúpidez crónica."

"Não nasci em formato de animal doméstico."

"A juventude e a beleza são irmãs da inconsciência."

"Para sempre não existe no meu vocabulário. Existe agora e depois. E já não é nada mau."

"Ainda espero por ti."

"A rejeição é uma merda fodida para toda a gente, também já fui rejeitado mas não morri. Ninguém morre. Um gajo vai ao tapete e depois levanta-se. Quando não se consegue levantar sozinho, pede ajuda."

"Todas as pessoas são normais até as conhecermos melhor."

"Há investimentos na vida que são a fundo perdido."

"Não sei se tenho saudades dela mas sei que ela me faz falta."

"Embora seja um tarado sexual, sou pela qualidade e não pela quantidade."

"A desistir de sonhar."

"As mulheres só percebem o que querem, só acreditam no que lhes interessa, só ouvem o que gostam."

"És um bicho estranho e nasceste para ficar sozinho."

"Há feridas que nunca se fecham. Ou que, depois de saradas, nunca deixam de provocar dores fantasma."

"Os amigos não se fazem, reconhecem-se."

"A vida é uma sucessão de acontecimentos absurdos que nos escapam misteriosamente."

"A confiança é como a virgindade, só se perde uma vez."

"O Gonçalo era a minha coca, as minhas pastilhas, a minha heroina. E foi tudo tão violento que, passados 6 meses, ainda me sinto de ressaca."

"Não se pede carinho, nem amor, nem atenção, nem tempo a ninguém. Se as pessoas gostarem mesmo de nós, acabam por nos dar tudo."

"Nasci com vocação para criar laços para toda a vida, não me sobra nenhum talento para os cortar."

"Aprendi muito cedo que, sempre que dependo de alguém para ser feliz, acabo por me dar mal."

"Não posso desistir, desistir é como perder e nem tudo está perdido. O futuro continua em aberto como sempre esteve."

Sem comentários: