terça-feira, 26 de maio de 2015

Lars Gustafsson - A morte de um apicultor

Sem ser um livro absolutamente fascinante, é um bom livro, bem escrito, com uma escrita fluída o que torna a leitura fácil, rápida e descontraída.
Sem ter uma grande história é capaz de nos prender e de nos fazer esquecer que sabemos o final do livro desde o início.

O prefácio deve ser lido no fim porque conta um bocadinho do que se passa nos primeiros capítulos o que faz com que se perca a surpresa de ir descobrindo a história.


"Não nos rendemos. Recomeçamos."

"Já quase não tenho a sensação de ter uma alma. Sinto-me perfeitamente límpido, tranquilo e vazio por dentro."

"Aquilo que não me destrói torna-me mais forte." - Friedrich Nietzshe

"Há dores surdas, dores agudas e dores ardentes."

"Duas pessoas podem ver a mesma cor, mas é impossível sentirem a mesma dor."

"Quando amamos alguém, ou melhor, nos apaixonamos por alguém, por que é que nos apaixonamos verdadeiramente?
É uma ideia da pessoa amada, ou é a pessoa propriamente?"


"Qual a distância máxima a que podemos amar uma pessoa?"

"Parece não haver nada de que o subconsciente tenha tanto medo como a sensação de não ser ninguém."

"Sentíamo-nos como dois solitários que se tinham encontrado, que na própria solidão tinham uma coisa em comum e assim deixavam de ser solitários, porque se tinham um ao outro."



"Liberta, senhor, a humanidade sofredora mas liberta-me primeiro a mim, que sou quem mais sofre."

"Todas as coisas acabam por ter o sentido que nós lhe damos." - Asta Bolin

"Para atingir um ponto mais alto na hierarquia social, é preciso comportamo-nos como se já lá estivéssemos."

"No paraíso não há mentiras."

"Apenas um vazio."

"Começo a ter esperança e ao mesmo tempo não me atrevo a ter esperança."

"Há muito tempo que não me preocupo com a forma como o mundo me vê."

"Porque será que eu não quero envolver-me com as pessoas?"

"Tinham o olhar vazio das pessoas que não querem ver nem ouvir mais."

"A solidão cresce em mim como adubo."

"Um pequeno ser humano encerrado no seu próprio enigma."

"No fundo de cada pessoa há um enigma impenetrável."

"Podemos sempre ESPERAR."

Sem comentários: