sábado, 30 de maio de 2015

Jane Porter - o Principe Sapo

Quem disse que as princesas precisam de príncipes?
Quem disse que só com eles podemos ser felizes?

Se tens o coração partido e achas que os contos de fadas são uma treta, então é favor ler este livro.
Não é um livro cor de rosa, com "príncipes" que salvam "princesas", é antes a "prova" de que uma "princesa" pode safar-se sozinha e ser feliz sem depender de ninguém a não ser de si mesma.
Um livro leve, bem escrito e que nos faz sorrir no final, além de nos deixar a pensar "eu sou capaz".
Gostei.


"O que acontece quando já viveste o conto de fadas?
Quando já tiveste o grande casamento? A lua de mel de sonho? O que acontece depois de acabar a fantasia?
Dás entrada no divórcio. DI-VÓR-CI-O. Um conceito tão grande para uma palavra tão pequena."

"Está na altura de começares a ser pró-activa e não reactiva."

"Perdeste a tua...intensidade."

"Eu não pertenço à civilização. Sou uma inadaptada."

"Sei que não devemos confiar aos outros a nossa auto-estima. Sei que devemos buscar no nosso interior aquilo que gostamos, mas como é suposto gostarmos de nós, senão mesmo amar-nos, quando a pessoa em quem mais confiaste pede para te ires embora?"

"É tempo de voltares ao tempo dos vivos. Ir à luta. Fazer as coisas acontecer."

"Não sei o que sentir."

"Faz tanto tempo que não sinto nada, muito menos algo bom, que já não sei o que é normal."

"As pessoas que dizem que não existem corações partidos, ou que apregoam a impossibilidade de um coração realmente se partir, não sabem o que é sofrer."

"O meu coração simplesmente parou. Parou. Parou, porque sentia um aperto cá dentro, tão forte que continuei a sentir até não sobrar mais nada, pelo menos no meu peito, onde costumava estar o coração."

"Não me lembro de qual foi a última vez que me senti como se pertencesse a algum lugar."

"É assim que nós mulheres somos. Práticas e impraticáveis. Prestáveis e cruéis."

"Sinto-me perdida. Mesmo perdida, e não tenho certeza, de como encontrar o caminho."

"Há uma maneira de sair disto, e vais encontrá-la."

"A verdade é que tenho de compreender como é que os seus sentimentos mudaram. Preciso de saber o que fez o amor desaparecer, ou se foi alguma coisa que fiz."



"Pensei que eras o meu príncipe encantado e, em vez disso, és um sapo."

"O coração, mesmo com um buraco dói."

"Será que gosto de sofrer? Preciso de sofrer? Existe alguma razão para continuar a torturar-me desta maneira?"

"Não consegues o que queres e o que não queres consegues."

"Este tipo é incrível. É tudo aquilo que nunca quis, e mais."

"A não ser que tenhas a constituição do exterminador, ou sejas o tarzan e ainda estejas a aprender a linguagem humana, o "querida" está completamente excluído"

"Não sou boa a estar sozinha. Quando estou sozinha tenho demasiados pensamentos e sentimentos e não sei o que fazer com eles."

"Porque é que não lês um romance? Porque não fazes algo com a tua mente?"

"Porque é que é importante o que as pessoas pensam de ti? O que realmente interessa é aquilo que pensas de ti."

"Pessoas com dinheiro a sério têm uma atitude a sério: discreta, peças de vestuário sofisticadas, calçado caro e discreto, maquilhagem e cor do cabelo pintado brilhante embora simples."

"Afinal de contas, o que é o amor? Porque precisamos de amar? É o querer ser amada, saber que precisam de nós, uma fraqueza, ou uma necessidade? É o querer que alguém nos ame, talvez até nos dar valor, uma coisa má?"

"Não quero nem preciso de outro príncipe encantado."

"Não faz mal estar sozinha."

"O pior erro é precisar de mais."

"Nunca ninguém me vai amar da maneira que preciso ser amada. Nunca ninguém me vai querer da mesma maneira que quero. Nunca, ninguém me vai dar tudo, por isso tenho de o fazer por mim. Tenho de gostar mais de mim. Tenho de me amar para que ninguém tenha de ter essa função"

"Mais vale manter-me gelada e viva do que quente e fragmentada."

"Estou tão farta de sentir saudades, farta de me sentir sozinha e de sonhos despedaçados, que não sei o que fazer."

"Sentir saudades é a pior coisa que conheço, sentir saudades é mais difícil do que não pensar ou sentir."

"Tenho medo de pegar num espelho e inspeccionar todos os meus defeitos e feridas."

"As lágrimas estão perto da superfície, mas não há ninguém para chamar, ninguém para contar. Passei demasiado tempo a tentar estar bem; não sei como pedir ajuda."

"Sair em encontros é como a lotaria. Tens de aumentar as hipóteses de ganhar saindo mais vezes."

"Pára de deixar as pessoas te espezinharem. Levanta-te do chão e retoma a tua vida."

"Dura e terna, frágil e feroz."

"Um homem não faz de ti especial. És especial por seres tu mesma."

"Tanto dinheiro e tão pouco amor."

"Quero estar no topo do mundo outra vez. Quero aquele sentimento radiante, alegre, de "é tão bom estar viva" de volta."

"Cada dia parece uma década."

"Todos os finais felizes e coisas boas não podem ter ficado apenas na Disneylândia. Os adultos também precisam de histórias felizes."

"Parte de mim ainda está dormente e gelada por dentro, como se a minha pessoa estivesse retirada do meu corpo e não soubesse como voltar."

"Um beijo, para mim, ou funciona ou não, não há intermédio e, raramente me conseguem convencer de que um beijo é bom quando os meus instintos dizem o contrário."

"Não tenho certeza de nada."

"Ainda me sinto dormente por dentro."

"Estou sozinha porque quero estar. Estou sozinha porque é o que preciso para mim."

"Não devíamos ter de morrer - física ou psicologicamente - por amor. O amor devia ser sobre força, não fraqueza, tomada de direitos, não,dependência."

"O nosso exterior cobre mais do que revela."

"Dói-me o peito pela rapariga que era e a mulher que sou.
Quem sou eu? O que sou eu? E quando é que me vou sentir bem na minha pele?"

"Se fosse inteligente, desistia do amor e de todos os idealismos e romantismos e tornar-me-ia realista."

"Não é esse o primeiro passo para a recuperação? Parar de sonhar com os homens que não estão disponíveis e sair com aqueles que estão disponíveis?"

"Gostares de ti quando abres os olhos todas as manhãs. Gratidão por teres cada dia que tens."

"Expiro um curto e duro suspiro me deixa um buraco no peito."

"Sapo, penso eu - um grande, verde e horrível sapo, coberto de verrugas. Beijei-o e não havia nenhum príncipe disfarçado, nenhum senhor perfeito à espera de ser libertado do feitiço da bruxa malvada.


"Não preciso de beijar mais sapos. Acabei com a caça ao príncipe encantado. Porque não preciso de um homem ou de um relacionamento, para me curar. Posso não ser perfeita, mas sou eu, e gosto de mim assim."

"Há mulheres neste mundo, e depois há homens."

"Nós lemos, sonhamos, vemos e fantasiamos acerca de outros. Amando outros. Dando a outros. E, se um dia, somos amadas por outros.
Mas alguma vez aprendemos a amarmo-nos a nós próprios? Alguma vez chegamos ao ponto de conseguirmos estar bem sozinhos? Felizes, sem mais ninguém?
Só posso esperar que sim."

"A vida continua mesmo depois de um falhanço e de um coração partido."

"Fins também são princípios."

"Não admira que as relações entre mãe e filha sejam tão impossíveis. Somos duas mulheres ligadas para sempre. Estou em dívida para com ela para o resto da vida, da minha vida, e não estaria aqui, idiota, sentimental e estupidamente corajosa, se não fosse ela. Não saberia como sonhar ou sentir ou ser."

"Como é que as pessoas se podem amar umas às outras e mesmo assim não se sentirem amadas? Como é que podemos dizer as palavras certas e mesmo assim não nos sentirmos bem?"

"Já não tenho medo do futuro, ou das coisas que podem correr mal... porque as coisas também vão correr bem."

"A vida não é andar para trás. Não é uma série de repetições e repetições instantâneas. Não há segundas hipóteses, não da maneira que gostaríamos. Algumas vezes temos de levar chapadas e engolir em seco, e viver com as consequências."

"Não vou mudar o mundo, mas vou dando um passo de cada vez para mudar as coisas que não resultaram em - e para - mim."

"Todas as princesas precisam de objectivos. Um plano, mapas, uma bússula. Tem de saber onde quer ir ou nunca vai conseguir chegar, passando demasiado tempo em masmorras, torres de pedra e bosques perigosos."

"Toda a magia que sempre quis está toda dentro de mim."

Sem comentários: