terça-feira, 31 de março de 2015

Margarida Rebelo Pinto - O dia em que te esqueci

É suposto o livro ser uma continuação do "Diário da tua ausência" mas não acho que o seja realmente.
Na minha opinião ela foca-se mais em outros assuntos, como o último romance que viveu e sim ele foi importante para ela esquecer o "protagonista" mas a história poderia ter sido contada de outra forma, os sentimentos de esquecer/relembrar foram - na minha opinião - mal explorados; o que faz com que o ritmo do livro chegue a parecer um bocadinho forçado.
Tem frases lindas, excertos brutais mas analisando o livro como um todo não o acho tão bom como outros dela.


"Na lista dos teus fins, venho no fim de uma página nunca publicada,
e é justo que assim seja. Embora saiba e tenha esse talento conhecido de acordar de manhã,
dormir à noite,
e ser, o dia todo, como gente,
nunca curei, como previa, a lepra nem decifrei o delicado enigma
da letra morta que nos antecede.
Por muito te querer, talvez pudesses dar-me um lugar qualquer mais adiante,
despir-te de pudor por um instante e deixá-lo cobrir-me como um manto." - António Franco Alexandre

"O medo é a única prisão, e a única verdadeira liberdade consiste em viver livre do medo." - Aung San Suu Kyi

"- E aquilo o que é?
- Um sonho. Um sonho mecânico. Deixa-o aí para me lembrar que também aos sonhos os devora a ferrugem.
A ferrugem nunca dorme." - José Eduardo Agualusa

"Esta carta já foi um ajuste de contas, uma confissão, um grito de revolta, um lamento de tristeza. Quando a comecei a escrever quer esquecer-te à viva força, como quem arranca as crostas de uma ferida que ainda não sarou. O resultado foi semelhante, fiquei com a alma em carne viva. Pode existir maior cliché? Não, mas só quem nunca sofreu um grande desgosto de amor é que não sabe do que aqui falo."

"Por seres ainda, e apesar de tudo o que já nos desuniu, importante para mim."

"Num tempo em que acreditei que te podia esquecer se me obrigasse a amar outro homem. Não sabia como te limpar do meu sistema sanguíneo e por isso mesmo inventava realidades forçadas."

"O tempo e a vida, com toda a sua grandeza e generosidade, encarregam-se de reorganizar as peças de um complexo puzzle, o mesmo que em tempos nunca teria a força nem a coragem de o terminar."

"Já não quero ajustar contas, nada do que sinto passa por ti."

"As únicas famílias felizes são as que se conhecem mal." - Lucia Etxebarria



"O amor não pode nem deve navegar nas águas da dependência."

"O apego é o preço do afecto."

"Somos todos prisioneiros de um sonho ou de uma realidade, no fundo, nunca somos livres."

"Amar sem esperar reciprocidade é uma doença silenciosa e traiçoeira como o cancro, quando damos por isso, o mal causado já se espalhou de tal forma que não é possível escapar."

"Nunca sabes o que queres e vives tão perdido nas tuas dúvidas que nem sequer consegues perceber o mal que podes infligir aos outros."

"Ninguém me via chorar."

"Vives tão perdido no teu labirinto que és como um náufrago que prefere recusar todas as bóias que lhe são lançadas. Ou talvez penses que, ao agarrares-te a uma delas, irás mais depressa ao fundo."

"Nunca te habituaste a dar."

"É exactamente daquelas que mais nos amam que saltam as criticas mais duras. São eles que nos conhecem, que esperam sempre o melhor de nós, quanto mais não seja pelo amor que nos têm."

"Esse homem que eu julguei como o certo para mim não foi mais do que um mito."

"A tua dificuldade reside em seres sincero contigo próprio."

"Aprendi a ver nas trevas dos outros a grandeza da minha própria escuridão."

"Se há coisas que nunca se agarram, o amor é uma delas."

"O amor aparece para alterar o rumo da tua vida, e acaba sempre por conseguir, quer queiras, quer não."

"Saudades um do outro é algo que vamos sentir sempre, não é?"

"Há marcas que ficam para sempre na nossa memória, sendo por isso inútil, e até ingénuo, tentar apagá-las."

"Tu vives em mim por tudo o que representaste de bom e que foste de mau."

"Fui eu que deixei que me fizesses mal e sei melhor do que ninguém que nunca me quiseste magoar."

"Nunca queres fazer mal a ninguém, é esse um dos teus defeitos mais perigosos."

"Eu pensava que vivias numa espiral e acreditava que podia, com todo o amor que tinha por ti, aliado a uma profunda compreensão do teu ser, ajudar-te a sair dela, e acabei presa numa armadilha que é um espelho em ponto pequeno do teu grande labirinto, do qual, sei hoje, nunca sairás."

"A vida espera sempre por nós, só a morte é que nunca espera."

"Eu sentia que não me amavas da mesma forma, mas não queria aceitar tal evidência."

"Amava-te demasiado, desistir de ti era quase como morrer. Agora com o véu da distância, pode parecer-te um exagero, mas foi o que senti durante esse tempo, era essa a minha realidade."

"Consciente que ao pensar em ti estou ainda a dar-te espaço e tempo que o mundo inteiro pensa que não mereces."

"Vou pensando em ti e em nós cada vez menos, embora te mentisse se te dissesse que não me lembro várias vezes. As coisas mais insignificantes ainda me trazem a tua imagem. Lugares onde estivemos, frases, ideias, músicas, cheiros, pequenos nadas que me levam até à memória do que fomos, memórias nas quais me deixo ir como se num barco que perdeu os remos."

"O teu irmão tornou-se também meu irmão, não por laços de sangue, mas por laços de vontade, que são afinal os mais fortes."

"Eu quis tanto que tu me amasses... não se pode querer isso dos outros, é uma violência para eles e para nós próprios. Uma violência e um disparate."

"Tem de ser forte, tem de desistir e andar para a frente. Faça como eu; procure alguém que a ame verdadeiramente e construa o seu amor."

"Quando deixei que voltasses a invadir o meu coração, chorei não por ti, mas por mim e por ter sido tão estúpida. É que eu tive um sonho e tu roubaste-mo."

"Tu foste a minha grande aposta e a minha maior decepção."

"Tenho de mudar, tenho de aprender com isto, a vida é mais do que sofrimento, angústia, espera e vazio, tenho de aprender a viver outra vez, de uma maneira diferente, que não me faça sofrer tanto."

"Pedia ao universo que me trouxesse uma nova vida."

"Há mais no mundo para ver e para amar."

"Se o destino não nos queria ver juntos, era porque algo melhor me esperava."

"Uma das melhores coisas da vida é que ela muda. Nem sempre muda quando queremos ou desejamos, mas muda."

"O mais importante não é aquilo que vivemos, mas aquilo em que acreditamos."

"Sempre que a vida me dá limões, faço limonadas."

"Nunca fui boa nem a enganar os outros nem a enganar-me a mim mesma."

"Isto sou eu no que tenho de pior: teimosa e obtusa para admitir os factos mais evidentes, sempre que tal não sirva o meu plano previamente traçado."

"Apesar de encenar com convicção o meu amor por outro homem, não conseguia parar de pensar em ti."

"Um certo tipo de saudades que nenhum de nós consegue descrever, mas que ambos sabemos como são."

"Diz-me só que estás bem, que sentes que tens andado para a frente, que estás, como todos nós, a sair do labirinto. Afinal, isso é que é verdadeiramente importante."

"Escrever-te é crucial para mim, sempre foi. Ao longo dos anos transformou-se na minha segunda natureza. Tu conheces-me melhor do que ninguém, sabes como às vezes preciso de desabafar. Sou água que corre descontrolada e sem destino certo e que, por vezes pensa poder mudar o curso do rio."

"Estivemos 6 meses sem falar ao telefone. Senti-me uma heroína, como se tal proeza me colocasse no guinness."

"Decidir? Saberás tu algum dia conjugar esse verbo? Tu que nunca decidiste nada, que sempre te deixaste ir ao sabor da corrente."

"Como se ter vontade própria e lutar por aquilo em que se acredita pudesse ser um defeito!"

"As desilusões do coração deixaram-me sem ânimo, colada à parede, incapaz de me mover, tolhida pelo vazio e por uma sensação de impotência avassaladora."

"A minha força transmitia força a todos aqueles que precisavam de mim."

"Sou e serei sempre um tsunami, não vejo isso nem como uma qualidade nem como um defeito. Trata-se apenas da minha natureza. Já tu, assemelhas-te mais a um lago de águas turvas e paradas."

"Mais uma vez fui o oráculo de mim mesma."

"Que sorte rara a de representar o mundo na vida de alguém."

"Estar preparada para viver o sonho transpondo-o para a realidade é diferente. Entre o desejo sonhado e o mesmo desejo concretizado existe um mar de dúvidas."

"Acontece que há uma diferença abismal entre ser boa pessoa e fingir que se é boa pessoa. É muito difícil encontrar pessoas verdadeiramente boas. Conheces alguma?"

"Ser profundamente bom é ser dominado pela integridade. É pensar sempre nos outros. É saber ajudar sem interferir. É acreditar que um grande amor pode apagar todas as fronteiras, derrubar todos os muros e construir uma nova ordem natural das coisas."

"Não sabia que a bondade mata, sobretudo se for falsa."

"Nunca nada é o que parece."

"Se não crer em si mesmo é um sinal de fraqueza, de si nunca duvidar é outro, e ainda mais ridículo."

"Quem é generoso a dar, recebe sempre em dobro."

"Não somos perfeitos, nunca. Apenas conseguimos por instantes tocar a perfeição. E uma das formas de a tocar e sermos sempre verdadeiros, sempre sem excepção, sobretudo para nós próprios."

"Sempre gostei de coisas complicadas."

"Agora olho para trás e sei que o amei porque ele me amava. Quis forçar o meu coração. Mas amor e gratidão não são a mesma coisa, e como tal nunca consegui que ele fosse dono e senhor da minha vida."

"A felicidade é aqui e agora, hoje, daqui a um bocado."

"Não tenho medo do futuro, nunca tive."

"O amor não é o que idealizamos, mas antes o que construímos. E a magia de um amor construído reside nos mais pequenos gestos; está em tudo o que fazemos e dizemos. É muito mais fácil de encontrar do que as pessoas imaginam. Para que isso aconteça é preciso que os dois queiram, que os dois acreditem, que os dois consigam olhar para o amor da mesma maneira e para o futuro com os mesmos olhos. E é preciso que tanto um como o outro percebam o quanto o amor é importante na existência. É preciso dar espaço ao amor, encontrar-lhe um lugar na nossa vida."

"Apaixonamo-nos por aquilo que não conhecemos e amamos aquilo que conhecemos."

"Amei-te por tudo o que me fizeste sentir, por ser quem era e como era quando estávamos juntos: feliz, um pouco frágil, sonhadora, dócil como nunca fui com qualquer outro homem."

"Tu tentas evitar-me, mas depois nunca resistes."

"O amor altera a ordem das coisas."

"Herói à força - não o somos quase todos, afinal?"

"Também tu foste um herói à força. Portaste-te melhor do que pensas. Aguentas-te, nunca desististe. És afinal mais forte do que julgas. E isso é que importa."

"Capacidade infinita de sonhar alto e de voar mesmo sem asas."

"Vale sempre a pena sonhar."

"No amor, mais do que na vida, a justiça quase sempre tarda mas quase nunca falha."

"Em vez de te ganhar o coração, perdi-te para sempre."

"O teu labirinto não te permite deixar que aqueles que te amam se aproximem mais do que aquilo que consideras seguro para ti."

"Precisas tão desesperadamente de silêncio como eu de palavras."

"É fundamental bater com a porta, e com quanto mais força, melhor, principalmente se já levámos com ela na cara."

"Era um racionalista obsessivo que acreditava sem reservas no poder da vontade, e, ao mesmo tempo, um sonhador incorrigível. E era justamente aí que residiam toda a sua força e toda a sua magia."

"Nunca se deve forçar o coração."

"São ténues e enganadoras as linhas que separam a traição do resto do mundo."

"Distância não é ausência."

"A vontade é o avesso do medo. Só um ou outro comandam o mundo."

"Onde está a tua vontade mais profunda? Onde se escondem e como são os teus desejos mais escondidos? O que queres verdadeiramente da tua vida? Ninguém pode responder a estas questões senão tu próprio. Para isso, seria necessário conheceres as respostas."

"O prazer é irmão do sofrimento."

"E cada vez que nos separávamos, eu perdia a faculdade da eloquência. Ficava bloqueada pela tristeza, esmagada por ela, sem reacção, como um animal capturado que nem consegue imaginar qual será a sua sorte."

"Quero - e quererei sempre - o melhor para ti. Que sejas feliz. Que encontres paz e bem-estar. Que consigas realizar os teus sonhos. Que chegues mais longe do que imaginas. Que envelheças com graça e leveza e que a vida te seja fácil, generosa, e grata.
Amar alguém é querer o melhor para essa pessoa. Amar é sonhar, é proteger, é dar a mão quando é preciso e soltá-la quando assim tem de ser. Por mais que nos custe."

"O tempo foi diluindo a tua presença na minha vida.
Quem sabe um dia também dissolva a tua imagem na minha memória e eu consiga finalmente esquecer-me de ti. Não é o que quero; porém, era o que deveria fazer. Nunca somos os donos do nosso coração. O meu não é meu, porque quando amo profundamente estou a dá-lo a outra pessoa."


"Quando amamos alguém não perdemos só a cabeça, perdemos também o coração. Ele salta para fora do peito e depois, quando volta ja não é o mesmo, é outro, com cicatrizes novas. Às vezes volta maior, se o amor for feliz; outras regressa feito numa bola de trapos, é preciso reconstrui-lo com paciência, dedicação e muito amor-próprio. E outras vezes não volta. Fica do outro lado da vida, na vida de quem não quis ficar do nosso lado."

"À medida que os meses passavam, sentia o meu coração a fortalecer-se. Cheguei a pensar que já não te amava. Sabia que não te tinha esquecido, que provavelmente isso nunca aconteceria, mas o teu lugar na minha vida era agora outro. A pouco e pouco, de uma forma natural e tranquila, foste-te arrumando dentro de mim. Até ao dia em que o destino me fez tropeçar em ti outra vez."

"Acreditas se te disser que, apenas alguns instantes antes de me cruzar contigo, tive a percepção clara da tua presença."

"Abraçámo-nos nem sei durante quanto tempo, só sei que tudo parou ali mesmo, outra vez, mais uma vez. De repente estávamos de novo sozinhos, entregues um ao outro, o mundo era um outro lugar, como no dia em que nos conhecemos."

"A vida é um eterno regresso a casa, a questão é que nunca sabes quando voltas."

"Para ti tenho sempre tempo. E ainda que não tivesse, inventava-o."

"Tu e o teu charme compulsivo."

"Nesse instante senti que não poderia haver nada mais importante do que estar contigo."

"Pensei que estava a salvo se não dormisse contigo, mas fui tão estúpida que nem sequer me lembrei de fechar o coração."

"Era já demasiado tarde, tu tinhas outra vez e mais uma vez invadido o meu coração."

"O meu peito ardia por ti, o meu espírito sonhava contigo, todos os meus poros respiravam a tua pele."

"Eu sabia que ninguém pode amar verdadeiramente duas pessoas ao mesmo tempo, não de uma forma total e conjugal como eu te amara."

"Hoje olho para trás e não sinto nada. Nada vezes nada."

"Era a ti que eu amava, ainda e sempre no fim de quase anos de ilusões e desenganos. E o pior era saber que, apesar de todas as patifarias que me fizeras, não só não te conseguia esquecer como continuava a dar-te o meu coração, inteiro, todo só para ti."

"Tu amaras-me muito, mas a distância, as circunstâncias e ainda e sempre o medo haviam-te impedido de agarrar o sonho pelo qual eu continuava inutilmente a lutar."

"O nosso amor fora belo, sim, fora grandioso e perfeito; porém, para ti, já morrera havia algum tempo, por não ser possível."

"A tua indiferença, que é a forma mais cruel de desamor."

"Já sofri por ti tudo o que tinha a sofrer."

"Sempre senti entre nós aquele véu de pureza e de esperança que apenas os grandes amores têm a sorte de alcançar."

"É a real dimensão das franquezas alheias que nos faz entender as nossas."

"Alguém fez cair todos os muros, o meu universo voltara a abrir-se."

"Poucos sabem que muitas vezes aquilo que nos alimenta também nos mata. O meu amor louco por ti matou muitas coisas em mim."

"Sabes ouvir-me. Não sabes é ouvir o teu coração, nunca soubeste."

"É quando já não esperamos nada das pessoas que elas morrem no nosso coração!"

"Todas as cidades são tristes quando o amor acaba."

"Ninguém me vê como tu, ninguém te vê como eu. Há um encanto só nosso que nos faz pairar por cima de todas as coisas sempre que estamos juntos."

"Quando vês a morte de frente, passas a relativizar tudo o que não é fundamental para a tua sobrevivência. A proximidade com a morte tem um lado profundamente libertador: percebes que não morres, nunca morres, apenas mudas de dimensão, e aprendes a ver a realidade com outros olhos."

"Aprendi há pouco tempo que se mede o poder de um homem sobre uma mulher pelo tempo que ela gasta a pensar nele durante a ausência, ao passo que se mede o poder de uma mulher sobre um homem quando está com ele."

"Tu não voltavas por mim, voltavas por ti e para ti."

"Os amores são para ser vividos, sonhá-los não basta."

"Espero durar e perdurar neste mundo, viver tudo o que tenho direito e, acima de tudo, além de fazer felizes aqueles que amo, ser também eu muito feliz."

"Dá muito mais trabalho lutar por uma felicidade possível do que escolher os caminhos da resignação."

"Vivi demasiado tempo a sonhar com o impossível."

"Um dos primeiros passos para se ser feliz é deixarmos de ser vitimas dos problemas."

"Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos, é saber falar de si mesmo sem pudor. É ter coragem para ouvir um «não» e ter segurança para receber uma critica, mesmo que injusta. E já que não posso voar por cima das pedras que me vão surgindo pelo caminho, guardo-as uma a uma, para construir o meu castelo."

"É quando arrumamos aqueles que amamos no nosso coração e encontramos a paz sem esforço nem encenações fáceis que podemos dizer que tudo acabou."

"Não quiseste ser meu marido, serás sempre meu amigo. A amizade também alimenta o coração. Eu preciso da tua e sei que precisas da minha."

"Uma sequência de pequenas vontades pode conduzir-nos a grandes resultados."

"O sonho de uns pode ser o pesadelo de outros."

"Embora feitos da mesma matéria não sentimos o mundo da mesma maneira."

"Tu continuavas a ser o dono do meu coração e eu não possuía qualquer poder para alterar isso."

"O coração tem razões que a razão desconhece. E o espírito é sempre vitima dos enganos do coração."

"É no coração que trago todos os demónios."

"Quantas pessoas vivem de acordo com o seu coração?"

"O super-homem não passava de um menino da mamã, obsessivo, controlador e dependente. Que grande farsante."

"A minha solidão era de outro tipo, mais profunda e dolorosa, aquela que sentem as almas que acreditam já terem encontrado a sua alma gémea e, no entanto, a vida, as circunstâncias, o destino ou a falta de vontade por parte do outro não permitem que a verdadeira união se realize.
Essa era a solidão que eu vivia desde que te conhecera."


"Que as pessoas grandes nunca percebem nada sozinhas e que uma criança acaba por se cansar de lhes ter de explicar tudo." - Saint-Exupéry

"O seu olhar gélido atravessava-me o peito como uma faca."

"A carne fala mais alto, as células têm a sua própria memória. Ainda que eu não quisesse, elas encarregam-se de me lembrar o que foi importante na minha vida. E tu foste muito importante, porque te amei sem restrições nem limites, aceitando-te com todos os teus defeitos, perdoando os teus reveses mais vezes do que seria recomendável, encolhendo os ombros às tuas hesitações, esperando sempre que um dia deixasses de ter medo de ser feliz e arriscasses uma mudança na tua vida."

"É preciso encontrar lugar para o amor na nossa vida, é preciso dar-lhe espaço e tempo, é preciso ser humilde e corajoso, não ter medo de investir, e arriscar, mesmo sem nunca saber o que o futuro nos reserva."

"Sei que a existência se encarregará de me trazer aquilo que me fizer mais falta."

"Sinto-me mais sólida, tenho os pés mais bem assentes no chão; já não confundo os sonhos com a realidade, o desejo imediato com a paixão, o prazer físico com o amor e o amor com o desejo."

"É preciso saber separar as águas, as cores, o coração da cabeça, o ontem do hoje; o desejo da vontade, a paixão do amor, a realidade da ficção, ainda que por vezes nos enganemos e tomemos o certo pelo errado e vice-versa."

"Os milagres só se dão por grandes causas e a nossa causa não desviou a atenção dos deuses do Olimpo ou de outras confrarias."

"Quem se dirige a Deus passa por devoto, mas quem afirma escutar a sua voz é facilmente tomado como doido."

"Li, compreendo, choro e aceito."

"Aquele homem que em tempos se desenhara como meu príncipe perfeito nem sequer tinhas coração."

"É nos piores momentos da vida que nos apercebemos com quem podemos contar."

"Não penses que perdi a capacidade de voar, nada disso."

"Podemos demorar muitos anos até conseguir passar por cima das coisas sem mágoa. Primeiro vem o esforço, depois o falso esquecimento. Seguem-se o rancor, a revolta, a sensação de impotência. Tantas vezes nos atiramos para os braços de outro homem, pensando que esse é o caminho mais curto para esquecer alguém, e tantas vezes esse é o caminho que se revela mais longo!"

"Há mesmo um dia, meu querido, em que chega a libertação, dia D do coração. Nunca é quando queremos, apenas e só quando estamos preparados. E para nos prepararmos é preciso querer. Quantas e quantas vezes as pessoas usam o verbo conseguir de forma errada! Quando eu dizia que não te conseguia esquecer, a verdade é que não queria esquecer-te."

"Querer e conseguir não são o mesmo, só consegues quando queres, o contrário não é possível."

"Quantas vezes os oásis mais desejados não passam de miragens!"

"O amor é outra coisa. Constrói-se do chão, levantado pedra atrás de pedra, como se de penas se tratasse. Sem medo, com calma, sem esforço, apenas com vontade. Dando espaço e tempo, dando a mão. O amor é um caminho a dois."

"A tua chave está dentro de ti, ninguém tem o poder de ta entregar. Descobre-a e usa-a para encontrares o teu próprio caminho."

Sem comentários: