quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Augusto Cury - O código da inteligência

Mais um daqueles livros que devia ser lido por todas as pessoas, que nos ensina a ser melhores com os outros e connosco, que nos mostra como lidar com as "traições" da mente e como ajudar aqueles que supostamente não podem ser ajudados.
Augusto Cury é especialista em fazer-nos pensar na vida e no que devemos e podemos mudar para que esta seja mais agradável.
Excelente para pais, professores e médicos.
Muito recomendado.

"Diariamente, milhões de pessoas viajam nas suas mentes no território das fobias, das preocupações doentias e da ansiedade sem terem programado essa viagem.
Entraram num filme de terror no qual não queriam estar - o mais dramático é que o filme roda nas suas mentes. Não há nenhuma tecla que permita desligar o aparelho mental.

"Ninguém é plenamente estável e coerente."

"Ver os outros com os nossos olhos é uma tarefa superficial, não exige treino. Mas vê-los com os olhos deles exige um treino apurado."

"Todos os pais adoram estar ao lado dos filhos quando estes estão no pódio, mas a excelência do amor revela-se quando se está ao lado daqueles que nunca saíram das últimas fileiras."

"Ninguém consegue asfixiar, anular e amordaçar mais intensamente um ser humano do que ele próprio."

"Só um ser humano verdadeiramente forte pode declarar sem medo a sua fragilidade!"

"A existência é um contrato de riscos."

"Ninguém aprecia o caos, mas este pode ser uma fonte de oportunidades criativas."

"Pequenos momentos podem mudar uma história de vida."



"É tempo de caminhar sem ter medo de se perder."

"É mais fácil dominar tigres do que a mente humana."

"A mente humana é tão criativa que quando não tem problemas, cria-os."

"Loucura é não admitir as nossas «loucuras»"

"Não lamente o passado procure antes construir o seu futuro."

"Nunca peça a ninguém que o ame. Nunca peça a ninguém que o admire. O amor, a admiração, bem como o respeito são construídos sem pressão, no solo insubstituível da liberdade."

"Fale menos e aja mais. Economize argumentos."

"Não existem almas gémeas, pessoas que tenham os mesmos gostos, os mesmos pensamentos e opiniões iguais em todas as situações, a não ser nos filmes. As decepções fazem parte do cardápio das melhores relações."

"Nada é totalmente seguro na existência humana. Devemos valorizar a vida muito mais do que o sucesso, os aplausos e o reconhecimento social."

"Quem quer alcançar o brilho do sol tem de adquirir a capacidade de superar as tempestades e tem de ser resiliente para atravessar o breu da noite soturna. Não há milagres. A vida é uma grande aventura em que as noites e os dias se alternam."

"É necessário deixar os filhos caminhar com as suas próprias pernas. Nós deixamo-los partir para que eles se encontrem. Nós recolhemos a caneta e o papel para que eles escrevam a sua própria história. Nós deixamos de os super proteger para que saiam da nossa sombra e construam a sua própria segurança.
Muitos filhos só reconhecerão a grandeza dos seus pais quando o sofrimento reduzir o seu heroísmo, quando baterem as asas de encontro às adversidades."

"Não é a quantidade de tempo que determina a profundidade de uma relação. Podemos fazer de cada fracção de tempo um momento único."

"Quem não concede liberdade aos outros nunca encontrará a sua própria liberdade. Quem controla os indivíduos que lhe são próximos será sempre escravo da sua própria insegurança. Quem tem ciúmes excessivos e medo de perder algo é porque já perdeu alguma coisa.
Perdeu a dimensão do seu próprio valor."

"Os professores são os profissionais mais importantes da sociedade."

"Só não se encanta com o ser humano quem é escravo dos seus preconceitos."

"A sociedade não precisa de heróis, mas sim de seres humanos."

"Há filhos que nunca aprenderam a agradecer aos pais a comida que lhes põem na mesa, a escola que frequentam e a roupa que vestem, mas querem que os pais reconheçam o seu valor. Tudo aquilo que recebem, pensam eles, é mera obrigação dos pais. Sim, de facto os pais têm o dever de sustentar os filhos, mas também têm o direito que lhes agradeçam o que oferecem."

"Cada ser humano é um mundo insondável a ser desvendado."

"A maior vingança que podemos impor a um inimigo não é odiá-lo, mas perdoá-lo."

"Há pessoas extremamente cultas que são insuportáveis, e há pessoas simples que são imensamente atraentes."

Sem comentários: