sexta-feira, 29 de agosto de 2014

David Aaronovitch - Mentiras da história

A princesa Diana foi assassinada ou foi apenas um acidente?
O onze de Setembro é obra do Bin Laden ou do Bush?
O Código de Da Vinci tem algum fundamento?

Tive uma ENORME desilusão com este livro, eu esperava que ele me provasse por A + B porque é que uma determinada conspiração é falsa (ou verdadeira) mas não é nada disso que ele faz; tirando um ou dois capítulos os outros parecem ser apenas a opinião do autor.
Por exemplo um dos argumentos que ele usa muitas vezes é: "seria impossível envolver tantas pessoas numa mentira", o que no fim de contas não é argumento nenhum. Depois contesta por exemplo os livros lidos por Dan Browne para o código de Da Vinci mas porque é que os livros lidos pelo Dan Browne são "falsos" e os lidos pelo autor são "verdadeiros"? Diz ainda que o carro branco que supostamente chocou com o carro da Princesa Diana não pertencia à pessoa que dizem pertencer, então pertence a quem? E existiu mesmo esse carro?
Nada disto é explicado ele atira um monte de falsos argumentos, afirma que o seu livro é melhor que todos os outros e no fim ficamos com a sensação de que no tempo que perdemos com este livro, podíamos ter estado a ler algo muito melhor.
Não recomendo.

"Não compliquem."

Sem comentários: